Pensamentos, críticas, desabafos e outros que tal.

domingo, 6 de junho de 2010

Pessoa(s)

"Não me tragam estéticas!
Não me falem em moral!
Tirem-me daqui a metafísica!
Não me apregoem sistemas completos, não me enfileirem conquistas.
Das ciências (das ciências, Deus meu, das ciências!) -
Das ciências, das artes, da civilização moderna!

Que mal fiz eu aos deuses todos?

Se têm a verdade, guardem-na!

Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.
Fora disso sou doido, com todo o direito de sê-lo, ouviram?

(...)

Queriam-me casado, fútil, quotidiano e tributável?
Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa?
Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes a todos, a vontade.
Assim, como sou, tenham paciência!
Vão para o diabo sem mim,
Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!
Para que havemos de ir juntos?

Não me peguem no braço!
Não gosto que me peguem no braço.

(...)"

In "Lisbon Revisited", Álvaro de Campos


5 comentários:

  1. mais... o meu irmão disse-me que no dicionário "estúpido" significa "pessoa sexualmente atraente"... isso é que já tenho duvidas. :D

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que quando elas nos chamam de "estúpido" é porque querem alguma coisa, o teu irmão anda a aprender umas coisas... bj.

    ResponderEliminar

A dona da caneta: